Checklist: Tudo que você precisa saber para criar um site!

Use os 5 passos do nosso checklist que vão ajudar você à criar o site ideal para o seu negócio.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Matheus Cavalcanti

Checklist: Tudo que você precisa saber para criar um site!

Use os 5 passos do nosso checklist que vão ajudar você à criar o site ideal para o seu negócio, garantindo resultados para sua empresa.

 

 

A melhor forma para começar a ler esse post em nosso blog é que você saiba a importância de ter um site para o seu negócio.

Atualmente, a necessidade de ter um site só cresce com a presença que o mercado digital influencia nas nossas vidas, ainda mais quando estamos falando de negócios que dependem ou utilizam da tecnologia para suprir as suas necessidades.

A importância de ter um site nos dias de hoje

Estar conectado na internet é o primeiro passo para você ser encontrado no mercado e é a partir de um site que tudo isso é provado.

A busca pela divulgação da sua marca para o seu público alvo ideal chegou a ser um desafio constante não só para você, mas para grande parte dos empresários que almejam ter o seu negócio conhecido pela sociedade.

É com um site que podemos desvendar todo esse mistério e um dos principais pontos que valorizamos de um site é a mensuração dos resultados, em que podemos enxergar as métricas que forem necessárias para seu negócio alavancar, principalmente relacionado ao público alvo para saber realmente quem é o seu cliente ideal.

Além disso, consideramos a importância de estar 24 horas disponível e acessível para quem quer ver e consultar a sua marca, bem como gerar leads, que é o grande diferencial competitivo de quem utiliza o marketing digital, para posteriormente fazer vendas e converter em clientes, afinal de contas é tudo isso que uma empresa quer!

Quais são os passos que devo seguir para criar meu site?

Para alcançar o objetivo de ter um site focado e preparado para alcançar os seus objetivos, seja presença digital ou até vendas, você irá conferir os primeiros passos para criar a sua página na internet.

O ideal é ir aperfeiçoando a todo momento, pelo fato de que a tecnologia está sempre fornecendo inovações, e queremos estar atualizados com todas as tendências que o marketing digital nos proporciona, não é mesmo?

1. Objetivo do site

Primeiro passo para começar e ter um site que tenha resultado é saber qual o seu objetivo.

Pare um pouco antes de começar e pense:

O que quero fazer com minha página?

  • Fazer vendas
  • Divulgar a minha marca
  • Gerar conteúdo para o meu público
  • Relacionar com meu público-alvo

Aqui estão alguns objetivos iniciais que precisamos saber para iniciar todo o planejamento e concluir com sucesso.

Você precisa ter isso em mente de forma clara para debater com sua equipe de desenvolvimento ou para a empresa que irá contratar, assim é possível fazer um trabalho bem mais preciso que trará mais resultados.

2. Briefing

Após saber realmente o que você quer para o seu site e seus objetivos para o mercado digital, chegou a hora de criar o seu site a partir de um escopo!

Nesse escopo você irá elencar o que terá no seu site em forma de tópicos, contendo informações abrangentes que serão, por exemplo, uma sessão (serviços) e dentro dela informações específicas daquela sessão.

Exemplo:

  1. a. Página Inicial
  2. b. Menu (Início, Serviços, Depoimentos, Contato, Mapa);
  3. c. Slideshow.
  4. d. Serviços
    1. 1. Ícone;
    2. 2. Textos.
  5. e. Depoimentos
    1. 1. Foto;
    2. 2. Texto.
  6. f. Contato
    1. 1. Formulário.
  7. g. Mapa
    1. 1. API do Google Maps.

Nesse escopo podemos identificar um projeto de site institucional, onde foi escolhido mostrar apenas seus serviços como objetivo e presença digital para poder divulgar sua marca.

3. Com qual ferramenta devo criar o meu site?

Chegamos agora num momento de muita atenção, pois no mundo da tecnologia da informação nós temos um leque de oportunidades para fazer a criação de um site.

A partir do seu objetivo e briefing já elaborado, fica mais fácil saber a tecnologia ideal a ser usada em seu projeto.

As tecnologias mais tradicionais no mercado digital são:

Front-end:

  • HTML
  • CSS
  • JavaScript
  • Wordpress
  • React

Back-end:

  • Django
  • Node.js
  • Rails

Se você pretende fazer um site no qual irá oferecer ações mais complexas para o usuário como um cadastro de usuário por exemplo, é mais viável para você utilizar tecnologias do back-end.

Já quando você tem o objetivo apenas de um site estático, as tecnologias do front-end suprem suas necessidades.

4. Planejamento

Nesta etapa, você terá que planejar o desenvolvimento do seu site, em relação a prazos, entregas, time de desenvolvimento, etc.

Para isso, é interessante utilizar a metodologia SCRUM, onde você terá um maior controle e gerenciamento do seu projeto, com entregas pontuais e periodicidade para que seu site venha a ter um MVP (Mínimo Produto Viável) o mais rápido possível.

5. Desenvolvimento e Validação

Enfim chegamos na hora de produzir!

Nessa última e melhor etapa, vamos fazer toda a  parte do desenvolvimento com o time escolhido, com pessoas para o front-end e back-end, caso for um projeto mais complexo.

E para manter a qualidade e prazo na criação do seu site, reforço mais uma vez a importância de utilizar a metodologia scrum que irá lhe auxiliar em todo momento do desenvolvimento do seu time.

É tudo isso, agora você está prestes a criar o seu site focado em resultados! E nós da EJECT estamos disponíveis a todo o momento para ajudar você no que precisar!