Buyer Persona, o cliente ideal para sua empresa

Como usar e estruturar a buyer persona para crescer suas vendas!

Categoria: blog.Categoria.None
by: Gabriel Melo

    Você sabe o tipo de cliente ideal para sua empresa? Possivelmente não e é por isso que eu estou aqui. Nesse post irei falar sobre Buyer Persona e irei mostrar como criar uma, fazendo com que sua empresa direcione suas ações para o público ideal.

    Muitas pessoas acham que estão no caminho certo quando tentam vender, porém sempre se deparam com alguns empecilhos, dentre eles: falta de informação do cliente, pouco interesse no produto, indecisão de compra e definição abrangente acerca do lead. Isso porque elas estão lidando com o público alvo.

Público Alvo

    É bastante comum confundir Buyer Persona com Público Alvo,isso se deve ao fato que ambos os termos estão relacionados a classificação de leads, porém para você que almeja ter mais respostas positivas e ter menos trabalho para persuadir um cliente é interessante focar na Buyer Persona, isso porque o Público Alvo trabalha com uma grande quantidade de pessoas e grande maioria não estão interessados na sua empresa e ou produto. A falta de informação pessoais, hábitos, emprego, metas, comportamento na hora de fechar um negócio, dificulta muito o trabalho de persuasão e esfria a relação.

    Exemplos de público alvo são: Dentistas de uma determinada cidade, empresários de determinado segmento, etc. Sempre uma segmentação abrangente e pouco informativa acerca do hábitos e preferências dos possíveis clientes.

Diferença entre Persona e Público alvo:

    A diferença se dá na forma de escolha, enquanto um poupa trabalho e lida com pessoas especifica o outro lida  com uma grande massa de pessoas que pouco demonstraram interesse na sua marca,produto ou empresa.Volto a ressaltar,optar e investir na qualificação de Buyer Persona se torna mais inteligente de um ponto de vista estratégico,pois estará focado em trabalhar com leads que realmente tenham o perfil da sua empresa.

O que é uma Persona:

    A buyer persona consiste em um consumidor ideal para sua empresa, com especificações pessoais, detalhes sobre seus hábitos de vida e trabalho. Totalmente o oposto de público alvo praticado por muitas empresas, que tentam atingir um grande público, mas sem ter a certeza do retorno e com ações pouco direcionadas.

Como criar a sua Buyer Persona

    Bem, você já sabe o que é uma Buyer Persona e também sabe diferenciar do público alvo. Então chegou a hora de aprender a estruturar sua persona.

    Existem várias formas estruturar sua persona, mas tudo deve ser iniciado através de uma pesquisa de mercado  ela irá identificar o perfil das pessoas e qual melhor se adequa a sua empresa. Essa pesquisa pode ser elaborada através da análise dos dados dos últimos clientes atendidos, é importante que essa pesquisa seja feita com o apoio de todos os membros da célula de marketing para ter uma precisão maior quando os resultados forem coletados.

    O próximo passo é colher o maior número de informações: seus hábitos de compra, objetivos e desafios, isso irá ajudar na interatividade, logo deixará a sua relação mais saudável. Lembre-se: ao ter o primeiro contato com a sua persona seja ‘’amigo’’ dela, mostrando uma intimidade maior, isso fará com ela fique mais confortável.

    Logo após ter coletado todas essas informações, os membros da célula devem analisar bem os dados e descartar aqueles que não se enquadram no perfil da sua empresa.

Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads

    Estamos quase lá! Mas ainda falta uma coisinha, para que tudo que disse dê certo. É necessário que entenda bem o que o Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads.

Marketing Qualified Leads

    MQL(Marketing qualified leads) é o lead que ainda está um pobre de informação e ainda precisar passar pelo processo de nutrição, onde você irá passar várias informações sobre sua empresa e as vantagens de adquirir seu produto com a finalidade de deixá-lo confortável e atraído pela sua empresa e serviço, logo estará pronto pra fechar negócio. Tendo em vista tudo isso que lhe falei não economize na criação de conteúdo, invista em blogs pots, seja ele de qualquer área conhecimento. Em mídias sociais, o instagram é uma rede que está em alta, então é bom utilizar bastante dela; identifique  também se ele tem capital para adquirir seu produto ou serviço (saiba o momento certo de marcar uma reunião, apresentar proposta e de enviar o contrato). Após passar por todo esse processo seu lead estará pronto para a próxima etapa, SQL.

Sales Qualified Leads

    Bem… depois de fazer tudo o que lhe falei, é hora de você saber mais sobre o SQL (Sales Qualified Leads). Esse termo é utilizado para qualificar leads que já estão pronto pra bater o martelo e fechar negócio, mas tenha a consciência de saber o momento exato de marcar uma reunião para fechar negócio. Lembre-se de ter um preciso feedback para passá-lo para esse estágio. Não esqueça também de fazer com que ele tenha uma excelente experiência, isso irá contribuir para a prosperidade da sua empresa, pois ele tendem a indicá-lo a parceiros e a pessoas próximas no meio empresarial, garantindo assim clientes promotores e advogados da marca, realizando um trabalho gratuito e autêntico de divulgação dos seus serviços ou produtos.