SEO: desmistificando e entendendo como ele pode ajudar sua empresa

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by: Keilly Cavalcanti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Se sua empresa já possui um site, você deve ter percebido que resultados vão bem mais além que apenas colocar o projeto no ar. É necessário tráfego. E aí que vem, o que você faz quando não sabe de alguma coisa? Pergunta aos seus parentes e amigos, ora e aguarda um sinal divino, vai à uma biblioteca, procura no google?

 

    Então, você tem a resposta que o seu potencial cliente está procurando. Mas, a internet é uma galáxia e não existe apenas seu site nela. E aí que vem a grande questão, o que fazer para eles não apareçam antes que o website da sua empresa e muito menos que "roubem" seus clientes? Uma ótima maneira de evitar isso é, utilizar como seu aliado é o SEO.

 

    Vamos lá, você sabe o que é o SEO? Muitos podem até saber o que é, o que significa. Mas, o que realmente interessa é: saber como isso pode impactar sua empresa . Sem delongas, vamos lá desmistificar.

 

SEO, o que é?

 

    SEO = SEARCH ENGINE OPTIMIZATION ou otimização para mecanismos de busca. Ou seja, são as otimizações feitas que visam fazer  com que seu conteúdo apareça nas melhores posições das SERPs. 

    Essa é a hora que você se pergunta o que pode ser? SERP = Search Engine Results Page, nada mais é do que um termo técnico para representar as páginas de resultados.

    Tais que, podem variar conforme as palavras-chave procuradas e cada SERP possui no máximo 10 resultados por página. Permitindo dessa forma, que, sites melhorem seus posicionamentos nos resultados orgânicos, gerem tráfego e autoridade.

 

Como o SEO pode ajudar sua empresa e seu site

 

 

    Antes de tudo, leve em consideração os seguintes dados:

  • Mais de 71% dos usuários nunca chegam à segunda página de resultados – imFORZA
  • 67% de todos os clicks ficaram nos três primeiros resultados
  • Os e-commerces brasileiros que investem em SEO conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes. – SEO Trends 2017
  • 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca. – Search Engine Journal

 

    Depois de analisar esses dados, podemos desencadear alguns pensamentos. o que vai trazer visibilidade para seu site? Tráfego.

    O que é necessário para que isso ocorra? Que pessoas pesquisem e acessem seu site.

    Mas e o que vem antes do acesso? As buscas.

   E é exatamente aí que o SEO pode ajudar a sua empresa. Com um objetivo bastante definido e com uma estratégia de otimização bastante consolidada, sua empresa estará entre os primeiros na página de busca. Isso permitirá que seu site consiga um público segmentado e que possa atender o propósito a sua empresa.

 

Como aparecer no topo dos buscadores 

 

   Existe vários caminhos para isso, mais de 200 elementos que você pode utilizar. Mas, vamos focar em duas amplas categorias de SEO. Sendo elas, otimização on page e otimização off page, que são otimizações internas e externas.

 

On page:

 

 

    É o responsável por todos os fatores de ranqueamento. Ou seja, tudo aquilo que é visível na página vai ser levado em conta. Sendo eles, títulos, estrutura, subtítulos, desempenho. Logo, se você tem o intuito de aumentar a visibilidade e aumento no tráfego qualificado.

    Portanto, trabalhe bem as otimizações feitas nas páginas do site. O design, a usabilidade, a responsividade, a performance e a relevância dos conteúdos.

 

Off page

 

    Esse por sua vez, não depende de você e já não está em suas mãos. Off page é termo usado para os fatores que são incontroláveis, que estão fora do seu website. Sendo dessa forma, todas as variáveis que o google leva em conta: os outros sites, redes sociais, blogs, conteúdos do seu ramo.

 

Principais fatores off page:

 

 

Quantidade de links

 

Sejam eles:

   Internos — os utilizados para direcionar o usuário a ler outros conteúdos dentro do seu site, um exemplo simples: você está em um conteúdo e tem um link, ao clicar nele, é direcionado para outro conteúdo da mesma empresa.

    Entrada  esses links por sua vez, são os que outras páginas induzem os usuários a acessar o seu blog.

    Saída  é um dos links mais comuns, sendo aqueles que induz o acesso de conteúdos que estão fora do seu site.

 

   Logo, desses 3 apenas 2 são moldáveis com a vontade do proprietário e até aconselhável (link interno e de saída). Já os de entradas precisam ser conquistados, o que não é algo editável.

 

Tempo de permanência e tráfego

 

    Isso é bem complexo, pelo simples motivo que você não pode controlar quantos usuários vão acessar, muito menos quanto tempo vão permanecer. Mas, é os dois principais motivos do ranqueamento do Google. Pois, muitos acessos geram autoridade assim como o tempo dentro do seu site.

    Contudo, não precisa se apavorar, isso pode e normalmente é mudado com o SEO on page.

 

Redes sociais

 

    Você pode se perguntar como as redes sociais interferem nisso e eu te pergunto, as redes sociais geram links de entradas? Se sua resposta foi sim, acertou e já pode estar utilizando isso a seu favor. Se não, pare de perder tempo.

    Recentemente o Google começou a considerar isso como um meio de verificar a autoridade dos sites/páginas.

 

Funcionamento do Google e processo SEO

 

Para ter uma estratégia eficiente no SEO, é de suma importância entender o seguinte fluxo: 

    Você  ao fazer otimizações no site.

    Google  os robôs do google visitam e inspecionam o seu site (crawlers); Os mecanismos de busca.

    Usuários  ao fazer uma busca, uma pesquisa.

   Com isso em mente, uma dica: não monte sua estratégia pensando apenas no Google, faça com base também no usuário. Na experiência que ele vai ter. Isso será crucial para o seu sucesso. Pois o Google vai sempre optar por mostrar os resultados que mais se adequem a necessidade da busca e do usuário.

 

Métricas da web

 

 

    Para avaliar a relevância de um site ou de um blog, é feito o cruzamento de diversos critérios. E a partir disso, os mecanismos de busca vão ranquear e exibir no sentido que for melhor para o usuário. Sendo assim, conheça algumas métricas.

 

    PageRank — nada mais é que, a métrica utilizada para mensurar a importância que o site tem. tanto para internet, quanto para o Google. Priorizando a quantidade, qualidade e contexto dos links. Logo, para obter um bom PageRank em seu site, é necessário a associação desses 3.

    TrustRank  vai ser uma maneira que o Google utiliza para ver se o seu site é legítimo. De maneira direta: confiabilidade. O Google quer saber se pode confiar no seu site. Se sim, ele te dará prioridade nas buscas.

 

E agora, preciso me preocupar com os rankings?

 

    Claro que não. Você precisa se preocupar nas melhorias que seu site necessita. Trabalhe bem o SEO e usufrua dos resultados.

Conte com a EJECT, nós podemos te ajudar nesse processo na internet! Vem com a gente.